Re-projeção de imagens

Tive um problema, ao baixar o Modelo Topográfico por Interferometria de RADAR (vulgo SRTM) do site da EMBRAPA (Brasil em Relevo), onde eles corrigiram os "buracos" (no data) das imagens e são divididos em folhas segundo o CIMCarta Internacional ao Milionésimo, em coordenadas geográficas com elipsóide WGS84 e precisava passar para UTM (unidades em metros) com datum SAD69 (oficial do IBGE).

Caso você ainda não saiba o código das folhas do CIM indicam o hemisfério e o fuso UTM da carta (por exemplo, a folha da cidade de São Paulo SF.23-Y-C significa hemisfério Sul (faixa F – a cada 4° apartir do equador é uma faixa de A até Z), 23 é o fuso UTM (6° de largura) e SF.23 é a carta na articulação 1:1.000.000, em seguida a proxima letra é a carta 1:500.000 e depois a 1:250.000 e assim por diante.

A solução eu encontrei no site Free Geography Tools, excelente blog em inglês que sempre traz muitas dicas úteis. Dessa vez foi o ERDAS Viewfinder que é mais que um visualizador de imagens (principalmente de satélite) permitindo fazer composições coloridas (RGB), mexer no contraste e suavizar as imagens, mas tem ferramentas de conversão de coordenadas para imagens e de medição (distância, área,…).
Outra alternativa é o GDAL Warp porém em linha de comando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

+ 8 = 18