CAD – Desenho Assistido por Computador livre

Há tempos para publicar no site, duas interessantes opções de programas para CAD e Automação:
  • LibreCAD: baseado no QCAD uma versão de CAD para os sistemas Linux já bastante conhecida (com uma versão comercial e outra de licença livre – coisa bem confusa), o LibreCAD é um CAD 2D  livre e aberto, bastante funcional e  intuitivo, de uso fácil e simples (para quem já tiver trabalhado com CAD vai se sentir em casa, as operações por linha de comando funcionam perfeitamente, lembrando muito o AutoCAD da Autodesk). Tem tradução paro o português – BR e roda em todos os sistemas (Windows/Linux/MacOSX).

  • PythonCAD: desenvolvido utilizando a linguagem de scripts (interpretados) Python, e usando as bibliotecas matemáticas deste, é um programa bem mais simples, mas acredito que com a possibilidade de se escrever novas funcionalidades em Python para complementar o programa o que o torna muito interessante.
Para poder ler arquivos em formato DWG (do AutoCAD) você precisa usar o TeighaConverter, programa que já foi mencionado em postagem anterior. Com ele você converte os arquivos para DXF que pode ser lido em qualquer CAD ou SIG livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + sete =

18 − 17 =