Alternativa ao OpenLayers no QGIS

O grupo de usuários do QGIS da Irlanda publicou um método para adicionar o ArcGIS Online global raster basemap no QGIS para usar como uma alternativa ao complemento OpenLayers (que muitos tem relatado problemas no uso dele):

– Dos serviços Servidores de Mapas da ESRI, que usam os padrões Representational State Transfer (REST) e Simple Object Assess Protocol (SOAP).

Basta copiar e colar o seguinte código no Terminal do Python no QGIS e pressionar Enter (Menu Complementos – Terminal Python):

qgis.utils.iface.addRasterLayer(“http://server.arcgisonline.com/ArcGIS/rest/services/World_Imagery/MapServer?f=json&pretty=true”,”raster”)

Ao contrário de imagens baixadas pelo plugin OpenLayers o mapa base ESRI World Imagery é um raster verdadeiro, que tem atributos que são totalmente editáveis, por exemplo, o brilho, modo de mistura e transparência podem ser ajustados.

O ESRI World Imagery também pode ser impresso em uma resolução muito alta com outras camadas QGIS no mapa e sem deslocamento em relação a outras camadas, um problema evidente com o OpenLayers que não usa reprojeção “On the Fly” e só imprime camadas Google e do Bing em uma resolução baixa. É um mapa com base aérea ideal.

Referência para consulta: http://hub.qgis.org/wiki/17/Arcgis_rest

*Essa postagem é uma tradução da publicação original (indicada pelo blog QGIS UK User Group) da postagem do Ireland QGIS User Group Blog, acesse:

http://ieqgis.wordpress.com/2014/08/09/adding-esris-online-world-imagery-dataset-to-qgis