Paletas de Cores no QGIS

O editor de Estilos (Camadas > Propriedades – Estilo) do QGIS tem muitas opções de personalização e variação de simbologias para se usar nos Mapas.

No entanto, ainda pode ser que falte opções de Paletas de Cores para aplicar em algumas situações, veja por exemplo, o Mapa de Solos do Brasil (IBGE – EMBRAPA – Mapa de Solos do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2001 – Escala 1:5.000.000) que é difícil de se encontrar para download em formato Shapefile (pois o link no site da EMBRAPA está quebrado) e só traz os arquivos principais que compõe o Shapefile (ele é um conjunto de arquivos, onde .SHP é a Geometria em formato binário; .DBF são os Atributos armazenados em uma tabela DBASE e .SHX que é o Indexador entre Geometria e Atributos, além de diversos outros que são opcionais, como o .PRJ que traz a referência GeoEspacial).

AMBDATA

O Narcélio de Sá, que faz parte da equipe do Grupo QGIS Brasil fez o trabalho de converter a tabela de cores do Sistema Brasileiro de Classificação de  Solos da EMBRAPA (Manual Técnico de Pedologia) para que possa ser utilizada no QGIS, como uma Paleta própria para Cartas/Mapas de Pedologia.

Para aplicações mais gerais, como por exemplo, uma paleta para ser usada na representação do relevo em Modelos Digitais de Terreno, as melhores opções no QGIS são a Rainbow ou RdYlGn (Red-Yellow-Green) ou alguma personalização que se aproxime do visual desejado.

Geosaber

No primeiro caso, tentei fazer um ajuste da Paleta Rainbow, ainda assim, não ficou tão boa, já na direita, o MDE está usando uma Paleta do CPT-City

CpT-City (Cape Town City) é um repositório aberto de gradientes de cores para serem usados em Cartografia, ilustração técnica e desenho.

Com a contribuição de dezenas de autores, são disponibilizados centenas de gradientes convertidos que estão disponíveis como Domínio Público.

E como fazer para usar esses Gradientes do CPT-City no QGIS?

Bem, a Anita Graser, membro do Conselho Diretivo do QGIS (PSC) deu a dica algum tempo atrás (2013).

Passo a passo

Adicione seu MDE no QGIS (recomendo criar um Relevo Sombreado para usar por baixo, deixando o MDE em cima e usando uns 25% de transparência).

Entre na Propriedades da Camada e vá na aba Estilo, e na caixa Gerar Novo Mapa de Cores, clique no botão das Paletas de Cores e selecione Nova Cor da Rampa…

Geosaber

Abrirá a janela para se escolher o Tipo de Cor do Degradê: Gradiente, Aleatório, Compositor de Cores e cpt-city (isso mesmo, já vem junto do QGIS).
Geosaber

Então, na próxima janela é só escolher entre as dezenas de gradientes para os mais diversos fins que estão disponíveis para serem acrescentados ao QGIS.

Geosaber

Você pode ainda instalar o Complemento (Plugin) Color Ramp Manager para acessar os repositórios do CPT-City e baixar novos Gradientes (atualizados).

Geosaber

Até a próxima dica, espero que seja muito proveitoso em seus trabalhos. 😉