QGIS Server na Nuvem

QGIS Cloud
Com o recente lançamento da versão QGIS 2.12 Lyon (e QGIS 2.8 Wien LTR), tanto no Desktop quanto como QGIS Server, também mudou o QGIS Cloud e agora ele é o próprio QGIS Server in the Cloud (na Nuvem).
Isso significa que agora você publica seus Mapas num WebGIS (e também seu WMSServidor de Mapas pela Web), usando o QGIS Desktop, no QGIS Server, armazenado seus dados em um Banco de Dados PostGIS tudo na Nuvem (Cloud).
A conta gratuita no QGIS Cloud (da Sourcepole.ch) dá direito de criar até 5 Bancos de Dados PostGIS ou até o limite de 50MB de armazenamento no total.
QGIS Cloud Free

Seu Mapa será publicado na Web igual como foi produzido no QGIS Desktop, mantendo os Estilos das Camadas, as Tabelas de Atributos das Camadas Vetoriais e os Metadados (que você configura na Propriedades da Camada), assim como as Camadas do OpenLayers que você escolher.

Com os recursos do QGIS Server, você publica diretamente o seu Projeto montado no QGIS Desktop: estilos, configurações e até o Compositor de Mapas.

Dessa forma, fica acessível no WebGIS o seu layout (Composição) do Mapa, que pode ser salvo em PDF clicando no botão imprimir.

Para publicar seu Mapa na Internet, você tem que instalar os Complementos (plugins) QGIS Cloud e OpenLayers (para as imagens de fundo).

Lembre-se de que ao usar as Camadas do OpenLayers o SRC (Sistema de Referência Espacial) do seu Projeto será definido para WGS84/Pseudo-Mercator.

Uma vez instalado o Plugin QGIS Cloud, todo o processo será feito através dele, como gerar a conta, criar o BD PostGIS e fazer o upload dos Dados.

Para montar o Mapa deste exemplo, primeiro você tem que baixar os arquivos vetoriais das Bacias e Sub-bacias Hidrográficas, bem como a Hidrografia do site da Agência Nacional de Águas:  http://www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/solicitacaoBaseDados.asp após criada a conta para fazer login, você pode baixar a Rede Hidrográfica Codificada (Hintegrada.zip) do Brasil e as Ottobacias Nivel 3 (para o Rio Doce) e Nivel 6 para as Sub-bacias, todos os arquivos estão no formato Shapefile (padrão aberto OpenGIS).

Monte seu Mapa (siga os passos da apostila “Mapas Temáticos no QGIS“), recorte a Hidrografia, separe a Bacia Hidrográfica do Rio Doce e as suas Sub-bacias, acerte os Estilos das suas Camadas e prepare sua Composição de Mapa no Compositor de Impressão.

Depois clique o plugin QGIS Cloud, e uma janela vai se abrir, siga a sequencia mostrada abaixo (lembre-se de que, como vai estar conectado em um Servidor na Nuvem, as “coisa” ficarão um tanto lentas, pois todas as suas Camadas subirão para o BD PostGIS e toda modificação que você fizer de agora em diante será atualizada no Servidor – e automaticamente também no WebGIS):

  • Clique na aba Account para criar sua conta no Servidor (acesso ao QGIS Server e PostGIS);
  • e depois clique em Create para gerar seu Banco de Dados no PostGIS;
  • Agora vá na aba Upload Data onde aparecerá suas Camadas para serem enviadas para o BD PostGIS;
  • Na aba Map, escolha as Camadas OpenLayers para servir de fundo para seu Mapa;
  • E por fim, clique em Publish Map para ter seu Mapa publicado como Webmap (Desktop);
  • E versão pronta para Mobile (Smartphones e Tablets);
  • E também como Camada WMSWeb Map Service que pode ser adicionada ao QGIS;
  • E a Administração pode ser feita na aba Account ou na página na Internet.

Referências:

http://www.qgiscloud.com/pages/quickstart

http://blog.sourcepole.ch/2014/09/02/share-and-manage-your-data-with-qgis-cloud-and-wfs-t