QGIS SLYR Community Edition

SLYR: the ESRI to QGIS Compatibility Suite

SLYR Community Edition (reading and converting ESRI .style databases)

Status

Esta versão de código aberto só suporta arquivos de banco de dados ESRI .style.

É necessário usar o ArcGIS para converter um arquivo .lyr em um banco de dados .style antes da conversão com esta versão.

Todas as ferramentas requerem o utilitário de linha de comando mdbtools para lidar com os arquivos de banco de dados .style.

Binários destes podem ser baixados a partir de mdbtools-win, e eles devem ser extraídos e disponíveis no caminho do Windows.

Alternativamente, você pode extraí-los em qualquer pasta e, em seguida, configurar o caminho correto para essa pasta através do painel «Configurações -> Opções -> SLYR».

O plugin adiciona um novo grupo à Caixa de Ferramentas de Processamento para o «SLYR», contendo ferramentas para conversão de bancos de dados de estilo (style databases) em estilos de símbolo do QGIS.

Também existe um algoritmo para converter paletas de cores armazenadas em arquivos de estilo para o formato de texto de paleta de cores GPL padrão.

North Road’s “SLYR” tool offers is the complete ArcMap to QGIS compatibility suite

Progresso da promessa de código aberto: «37%»

Como descrito no Open Source Pledge, lançaremos a funcionalidade de conversão LYR vetorial do SLYR sob uma licença de código aberto 6 meses depois de atingir esse marco de financiamento.

SLYR

Mapa Hidrogeológico do Brasil ao Milionésimo

Hidrogeo

Este novo produto representa um notável avanço na cartografia hidrogeológica do Brasil. Sua elaboração foi feita em ambiente de Sistema de Informações Geográficas - SIG, permitindo a contínua atualização, estritamente em consonância com as normas internacionais de cartografia hidrogeológica. Seu caráter pioneiro novamente é ressaltado ao utilizar e ao mesmo tempo propor uma nova metodologia que, se espera, seja adotada em todo o país.

Produtos

  • Mapa em SIG (shapefile com legenda em .Lyr)¹
  • Mapa em PDF e Nota Técnica
  • Manual de Cartografia Hidrogeológica

Este produto está disponível para consulta e download de arquivos vetoriais no GeoSGB e no SIAGAS.


¹O dado é distribuído em formato aberto (shapefile é um padrão da OGC) mas a legenda (crucial para mapas geológicos) vem em formato fechado (.AVL/.LYR). O grande problema é o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) usar um software de licença proprietária (ArcView 3.x|ArcGIS) que não tem opção de gerar a legenda no formato .SLD (padrão OpenGIS). A recomendação é que os técnicos da CPRM usem no ArcMap a opção «Export Map Styles» para que os dados possam ser acessíveis ao público (que vão utilizar Free and Open Source Software for Geospatial - FOSS4G).

Export Map Styles

Tutorial

Assista o passo a passo em nosso canal no Youtube: https://youtu.be/4UthzPjCg24

Referências


Curso de QGIS

  • Modalidade: Ensino a Distância
  • Duração: 30 horas
  • Certificado Oficial*

*Única entidade do Brasil credenciada pelo Projeto QGIS.org

Professor de QGIS

Especialista em SIG (desde 1998)