Mapas Geológicos do SGB no QGIS

Acessando os mapas da CPRM via API REST

GeoSGB

O atual GeoSGB é o antigo Geobank, com novo layout para facilitar o acesso às informações e produtos do Serviço Geológico do Brasil.
O GeoSGB é um complexo sistema gerenciador, via WEB, que envolve uma dezena de bases de dados temáticas, aplicativos de consulta e inserção de dados, soluções de espacialização e visualização de informações em tempo real, opções variadas de baixa de arquivos, ferramentas de geoprocessamento e serviços WMS.
Dentre suas múltiplas funcionalidades, o sistema permite consultar as bases de dados e realizar plotagem sobre mapas, utilizando GEOLOGIA.GIS e GEOLOGIA DE ENGENHARIA.GIS.
Hidrogeo Se preferir, o usuário pode, ainda, exportar os dados em formatos Shapefile (nativo da ESRI), .txt formatado e fazer download em formato KML (nativo do Google©), para utilizá-los em qualquer software de geoprocessamento compatível.
GeoBank

Paleta de Cores (Simbologia/Estilos):\

SLD/Style


Geologia.GIS

ArcGIS Feature Server ¹

Ao usar a ArcGIS REST API, você geralmente começa a partir de um terminal conhecido, que representa o catálogo do servidor.
O URL de início padrão para uma instalação do ArcGIS Server é:
http://<host>/<instance>/rest/services/<folderName>
A partir desse URL base, você pode acessar qualquer um dos serviços listados e recursos e operações associadas ao serviço.
https://geoportal.cprm.gov.br/server/rest/services

Geologia

Dentro do diretório “GEOLOGIA” podem ser encontradas as Camadas Vetoriais com Simbologia:\

  1. Litoestratigrafia ao Milionésimo - contém todas as unidades litoestratigráficas na escala 1:1.000.000
    https://geoportal.cprm.gov.br/server/rest/services/geologia/litoestratigrafia_1000000/FeatureServer\
  2. Ocorrências Minerais - Este serviço contém todos os afloramentos contidos atualmente no banco de dados Geobank
    https://geoportal.cprm.gov.br/server/rest/services/geologia/ocorrencias/FeatureServer
    Geologia.GIS

Geofísica

Dentro do diretório “GEOFÍSICA” podem ser encontradas as Camadas Vetoriais com Simbologia:\

  1. Aerogeofisica - Área dos projetos de aerolevantamentos da Geofísica (Gamaespectrometria/Cintilometria;Magnetometria;Eletromagnetometria)
    https://geoportal.cprm.gov.br/server/rest/services/geofisica/aerogeofisica/FeatureServer\
  2. Gravimetria - Estações gravimétricas georreferenciadas (SIRGAS 2000). Levantamento altimétrico por GPS geodésicos. Altitude ortométrica calculada pela incorporação da ondulação do geóide (MAPGEO2010/IBGE).
    https://geoportal.cprm.gov.br/server/rest/services/geofisica/gravimetria/FeatureServer
    Geofisica.GIS

Mapas Geológicos do GeoSGB no QGIS

Para adicionar os Mapas Geológicos do SGB no QGIS vá em Navegador > ArcGIS REST Servers > Nova conexão e cole a URL do ArcGIS Feature Server.\

Servidor de Feições do ArcGIS na v.3.16 LTR Feature Server Como é uma Camada Vetorial verdadeira (e não um print como no WMS), pode-se Exportar > Salvar como e converter em outros formatos, como Shapefile e GeoPackage. Também é possível Salvar Estilo (ou Copiar > Colar e aplicar na nova camada) para gravar a Simbologia em QML ou SLD.\

Assista o passo a passo em nosso canal no Youtube: (ainda não publicado!)\


Outros Serviços que usam ArcGIS Server / Enterprise

IGC - Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo

O mesmo pode ser feito para acessar as Camadas Vetoriais do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo:
http://geoportal.igc.sp.gov.br:6080/arcgis/rest/services/IGC


Referências


ArcGIS Server REST API

API REST do ArcGIS Server - fornece uma interface da Web simples e aberta para serviços hospedados pelo ArcGIS Server. Todos os recursos e operações expostos pela API REST são acessíveis através de uma hierarquia de terminais ou Uniform Resource Locators (URL’s) para cada serviço GIS publicado com ArcGIS Server. Ao usar a API REST, você geralmente começa a partir de um terminal conhecido, que representa o catálogo do servidor. O índice deste sistema de Ajuda imita a hierarquia de recursos na API REST. O URL de início padrão para uma instalação do ArcGIS Server é:
http://<host>/<instance>/rest/services/<folderName>
A partir desse URL base, você pode acessar qualquer um dos serviços listados e recursos e operações associadas ao serviço.\

WFS - Web Feature Service representa uma mudança na forma como as informações geográficas são criadas, modificadas e trocadas na Internet. Em vez de compartilhar informações geográficas no nível do arquivo usando File Transfer Protocol (FTP), por exemplo, o WFS oferece acesso direto e refinado às informações geográficas no nível da feição e da propriedade da feição.
Este Padrão Internacional especifica operações de descoberta, operações de consulta, operações de bloqueio, operações de transação e operações para gerenciar expressões de consulta parametrizadas e armazenadas.\

API - Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicações), trata-se de um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos e documentados por uma aplicação, para que outras aplicações consigam utilizar as funcionalidades desta, sem precisar conhecer detalhes da implementação do software. Dentro do universo das API’s existe um padrão conhecido como RESTful, que é uma interface que fornece dados em um formato padronizado baseado em requisições HTTP.\

REST - Representational State Transfer (Transferência de Estado Representacional), trata-se de uma abstração da arquitetura da Web. Resumidamente, o REST consiste em princípios/regras/constraints que, quando seguidas, permitem a criação de um projeto com interfaces bem definidas. Desta forma, permitindo, por exemplo, que aplicações se comuniquem.\


Avatar
Sidney Schaberle Goveia
Sidney S. Goveia

Especialista em SIG (desde 1998)